![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhJK-JIoE1aJRmuyPb6gUJkCSit0w0kut7Pw6hOB7XDYrxXPh2Yc7VXtU_s24ghpyDNzJVXbyCP5BvVHvZHdhX16ysRVcaf3Dl6e21QQmiCgvQoZi0c0HNLD1O4k9crs9tVAlZU2Xh4MtUo/s200/saci2.jpg)
O BrOffice é uma suíte de escritório como o Microsoft Office. A diferença é que o BrOffice pode ser adquirido gratuitamente da internet por ser um software livre. No Brasil o nome oficial é BrOffice, mas internacionalmente é mais conhecido como OpenOffice. O BrOffice é totalmente compatível com o Office e tem quase todas as funções encontradas na suíte da Microsoft, com funções novas e opções que não existem no Office.
Nesta aula, aprendemos a manusear o BrOffice, trabalhando a digitação e formatação de textos, inserção de imagens e outras tarefas atraveś da barra de ferramentas.
O editor de textos é de fácil acesso, com comandos diretos, o que facilita o trabalho de edição.Segue o texto-exercício sugerido para digitação e formatação.
O SACI-PERERÊ
O Saci-Pererê é uma lenda do folclore brasileiro e originou-se entre as tribos indígenas do sul do Brasil.
O saci possui apenas uma perna,usa um gorro vermelho e sempre está com um cachimbo na boca.
Inicialmente, o saci era retratado como um curumim endiabrado, com duas pernas, cor morena, além de possuir um rabo típico.
Com a influência da mitologia africana, o saci transformou-se em um negrinho que perdeu a perna lutando capoeira, além disso, herdou o pito, uma espécie de cachimbo e ganhou da mitologia européia, um gorrinho vermelho.
A principal característica do saci é a travessura , muito brincalhão ele se diverte com os animais e com as pessoas, muito moleque ele acaba causando transtornos como : fazer o feijão queimar, esconder objetos, jogar os dedais das constureiras em buracos, etc.
Segundo a lenda, o Saci está nos redemoinhos de vento e pode ser capturado jogando uma peneira sobre os redemoinhos.
Após a captura, deve-se retirar o capuz da criatura para garantir sua obediência e prendê-lo em uma garrafa.
Diz também a lenda que os Sacis nascem em brotos de bambus, nestes eles vivem sete anos e , após esse tempo, vivem mais setenta e sete para atentar a vida dos humanos e animais, depois morrem e viram um cogumelo venenoso ou uma orelha de pau.